10 motivos para começar praticar corridas em 2023

Se está em busca de motivos para praticar corrida veio ao lugar certo. Pois, aqui vamos mostrar algumas razões para começar com esse treino.

Mas, saiba que sair do sedentarismo para a corrida pode ser um grande desafio. Por isso é uma ideia iniciar esse novo hábito aos poucos, para ir ganhando resistência.

Pensando nisso montamos esse conteúdo, com ele você irá descobrir como iniciar essa prática. Uma vez que esse é um dos exercícios com o maior poder para aqueles que tem planos de emagrecer com saúde.

Visto que a corrida tem o poder de acelerar o metabolismo. Isso faz com que aconteça a queima de calorias de uma forma muito mais eficaz.

Acontece que com o metabolismo acelerado que a corrida provoca irá deixar o organismo por mais algumas horas acelerado. Logo correr faz mais do que emagrecer, o indivíduo mantém a forma, tonifica as coxas e muito mais.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra 10 razões para praticar a corrida.

Descubra 10 motivos para praticar corrida

Além da perda de peso, existem outros motivos para praticar corrida. Pois essa prática pode ser a melhor coisa que você irá fazer pelo seu cérebro.

Isso com relação a humor, aprendizado e memória. Afinal de contas você só tem a ganhar ao praticar essa atividade, pois melhora e muito o corpo, por isso vamos mostrar 10 benefícios de praticar esse exercício.

1. Articulações e ossos mais fortes

É isso mesmo que você leu, a corrida melhora a densidade óssea e isso faz com que os riscos de osteoporose e osteoartrite sejam reduzidos. Acontece que com apenas 15 minutos de corrida por semana pode ser mais que suficiente para diminuir em até 40% de chances dessas doenças acontecerem.

Além disso, correr também irá deixar seus joelhos mais fortes. Ao contrário do que diz por aí, a atividade ajuda a proteger a cartilagem porque faz com que aumente o fluxo de oxigênio.

Bem como, promove a redução de toxinas e auxilia no fortalecimento dos tendões e ligamentos. Por isso ela se torna uma atividade muito boa para prevenir alguns problemas.

2. Auxilia na perda de peso

Entre tantos motivos para praticar corrida, temos esse que talvez seja o principal para muitos. Pois, se você correr de forma regular irá ocasionar em uma queima de calorias isso tanto durante a prática, quanto depois.

Esse processo de queima de calorias depois de praticar o exercício é por conta do oxigênio em excesso. A melhor parte é que o efeito irá acontecer mesmo em corridas mais leves, ou seja, naquelas com um ritmo mais rápido que em uma caminhada comum.

3. Promove uma melhora no nível de colesterol

Correr melhora o funcionamento cardíaco e causa uma melhora com relação ao retorno venoso. Por sua vez, será de grande ajuda na redução da pressão arterial.

Com isso a corrida pode ser de uma grande ajuda ao reduzir o LDL que é o colesterol ruim. Por consequência tem uma forte melhora no colesterol bom, o HDL.

4. Causa um aumento na massa muscular

Bem, os maiores músculos do corpo humano estão nas pernas e é claro que possui benefícios para todos eles. Por exemplo, ao correr será como se você estivesse praticando vários exercícios de perna em apenas um.

Além disso, é importante estar com roupas e tênis de corrida confortáveis. 

5. A qualidade do sono melhora bastante

Por muitos motivos praticar corrida melhora a qualidade do sono. Uma vez que os principais tem uma ligação direta com a regulação da temperatura do corpo.

Isso porque faz com que algumas substâncias relaxantes sejam liberadas em seu organismo. Além do gasto do estoque de energia.

6. Melhora a autoestima

Uma consequência dessa ativação da sua via metabólica responsável por causar um reabastecimento dos neurotransmissores. Assim como de hormônios os quais são responsáveis por controlar seus estados de depressão, estresse e ansiedade.

Por conta disso existe uma alta no cuidado com relação ao seu próprio corpo. Por esse motivo é possível ter uma visão mais positiva sobre ele e assim existe uma boa valorização causando um aumento na autoestima.

7. Diminui os sintomas de depressão e alivia a ansiedade

Praticar exercício físico todos os dias causa além do aumento da produção de neurotransmissores, ela vai ser responsável por produzir dopamina e endorfina. Isso porque são hormônios que proporcionam sensações de felicidade, tranquilidade e muito mais.

8. Ajuda a manter memória ativa

Correr diariamente assegura que você tenha uma saúde prolongada de suas artérias. As quais são responsáveis pelo transporte de oxigênio e sangue.

9. Diminui riscos de câncer

Bem, pessoas com uma vida ativa tem uma vantagem. Pois tem menos risco de desenvolver certas doenças e uma delas é o câncer.

10. Expectativa de vida maior

Quem tem o costume de correr com frequência garante uma expectativa de vida muito maior. Ou seja, correr 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana irá haver uma redução da sua idade biológica em mais ou menos 9 anos.

Por fim, mostramos algumas razões para começar a praticar corrida. É claro que você não pode abusar, comece no seu ritmo e devagar sem pressa.

Assim irá ficar por dentro de todos os motivos pelo qual praticar esse serviço irá melhorar sua saúde. Seja ela física, mental e mais.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + 2 =