Cartório de registro de imóveis em São Paulo: Saiba sobre seus serviços

A função de um cartório de registro de imóveis é bem simples: é realizar arquivamentos de históricos de imóveis, registrando completamente seus dados, com propriedade de maneira segura e autêntica. Desta maneira, todas as informações de um imóvel, todo cidadão, obtém de maneira segura um lugar para consultar. Aqui você fica bem informado sobre o mercado imobiliário

A importância de ter seu registro de imóvel em cartório

Com o registro de um documento ou título, não correm riscos de fraudes. Assim lhe dá valor de legitimidade, portanto lhe garante segurança em caso de perda, os seus dados nele contidos, sejam conservados por tempo indeterminado. 

Como podemos explicar o registro de imóveis

Um registro de imóvel, é uma das primeiras etapas para compra ou venda. Portanto é ele que efetiva a transferência de um imovel. O cartório de registro de imóveis, e ele que atende as necessidades da família, a parte burocrática de uma negociação e seus documentos.

Seus principais serviços são:

  • realizar atos de averbação sobre o imóvel;
  • certidões sobre a situação do imóvel;
  • buscas e fornecer informações verbais de um imóvel;
  • registrar escrituras públicas que comprovem sua aquisição do imovel;
  • usufruto, penhora, alienação, penhora etc.

Qual a diferença entre escritura e registro de imóvel

A escritura é um ato necessário, para documentar a vontade para realizar a compra do imóvel. Já o registro do imóvel, dá por fim a mudança de propriedade junto ao cartório de registro de imóveis.

O que pode impedir um registro de imóvel

Situações adversas podem impedir o registro de um imóvel, alguma divergência na documentação do vendedor, diferenças no cadastro da prefeitura do local do imóvel, construção em terreno não legalizado etc.

Qual o prazo para legalizar um imóvel

O registro do imóvel, só poderá ser feito na região da compra do imóvel, onde seus registros ficam armazenados. O prazo da confecção do seu registro é de 30 dias, contados a partir da regularização da escritura.

O que pode acontecer se eu não registrar meu imóvel

Enquanto não houver um registro de compra e venda, o vendedor continuará como sendo o proprietário. Sendo assim, ele poderá usufruir do bem, vender a terceiros, ou até mesmo dar como garantia de penhora em um processo judicial. 

Quais as taxas a serem pagas pelo registro de imóveis

São cobradas diretamente no cartório de registro de imóveis, as taxas são cobradas de acordo com cada região do estado, podendo assim variar. Portanto, com um imóvel no valor de 300 mil em média, é cobrado do valor venal do imóvel 1% que seria um total de 3.000 mil, isso variando a região da compra. Mas recomendamos que verifique juntamente a incorporadora de imóveis que está a frente do empreendimento.

Opções de Cartório de Registro de Imóveis em SP

  • CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE SÃO PAULO – Rua Tabatinguera, 140 – lj 1 – Tel.:(11) 3101-4455– Abrangência: Liberdade e Vila Mariana;
  • CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE SÃO PAULO – Rua Vitorino Carmilo, 576 – Tel.:(11) 3660-4993– Abrangência: Perdizes e Santa Cecília.

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