Maneiras de tratar verrugas

Verrugas são lesões cutâneas relativamente comuns, assumindo a forma de uma verruga característica. Geralmente surgem em locais expostos a algum tipo de pressão ou atrito constante, verrugas aparecem na superfície das mãos e pés. Quais são os tratamentos para verrugas causadas pelo papilomavírus humano?

Verruga- causas de ocorrência

Pode haver várias razões para o problema da verruga. Em primeiro lugar, é possível se infectar com o papilomavírus através do contato com uma pessoa infectada. A infecção pode ocorrer por contato direto ou indireto. 

Uma pessoa doente pode se infectar com verrugas também tomando emprestado e andando com o sapato social feminino de uma pessoa infectada ou pela falta das abas de proteção necessárias em locais públicos, como piscinas e vestiários esportivos.

Além disso, existem vários fatores importantes que podem afetar significativamente a probabilidade de infecção e o aparecimento de verrugas. Em primeiro lugar, é o nível de higiene dos pés e, em particular, a consciência da importância de controlar o nível de umidade e temperatura. 

É muito importante aqui prestar atenção à qualidade e construção adequadas dos sapatos femininos usados, o que permite a ventilação adequada dos pés. 

Uma questão importante que pode beneficiar ou prejudicar um paciente é o nível de imunidade em seu corpo. Ele, por sua vez, pode ser influenciado por fatores como má alimentação, estresse de longo prazo, além, é claro, de questões genéticas.

Ao contrário das aparências, não é difícil se infectar com o papilomavírus, pois é estimado em até 10% da população como portadora. Por isso é tão importante o autoconhecimento dos pacientes, assim como a abordagem profissional dos especialistas a esse problema.

Primeiro passo – diagnóstico adequado

O diagnóstico correto do problema é uma base absoluta no tratamento de verrugas, assim como de muitas outras doenças. O papilomavírus causa mudanças claras na forma de nódulos específicos de forma redonda ou ligeiramente oblonga. A verruga também costuma ser dolorosa, especialmente quando tocada. 

Essas alterações podem aparecer na pele individualmente ou em grupos maiores. Eles definitivamente afetam negativamente tanto a estética do pé quanto o conforto de movimento do paciente, bem como a autoconfiança e o conforto psicológico.

 Ambos os métodos de laser e eletrocoagulação podem ser usados ​​para combater as verrugas. Independentemente da via de tratamento escolhida por um especialista, ela deve ser apoiada com medidas profissionais especiais que aceleram a cicatrização e protejam efetivamente as áreas sensíveis do pé.

Tratamento de verrugas em consultório de podologia

A verruga pode ser tratada de várias maneiras diferentes. Logo no início do tratamento, o especialista, após consultar o paciente e examinar cuidadosamente a dimensão do problema, decide sobre a terapia mais adequada. 

Pode ser curetagem, ou seja, um método que envolve a remoção mecânica de uma ou mais verrugas e, em seguida, corte que pode afetar a renovação das raízes. Outro método de remoção de verrugas utilizado em consultórios de podologia é a crioterapia, ou seja, o tratamento a frio. 

O podólogo afeta a verruga com uma temperatura particularmente baixa, como resultado da remoção da lesão. Esta técnica de tratamento utiliza nitrogênio líquido. Outro método é remover verrugas com um laser. O feixe de luz causa microdanos na estrutura da verruga, o que causa sua desnutrição e deficiência de oxigênio e, portanto, a morte.

Os métodos comumente usados ​​de remoção de verrugas também incluem a eletrocoagulação, ou seja, um método baseado no uso de corrente elétrica. A alta frequência faz com que as proteínas grudem e as verrugas morram. 

O procedimento eficaz e indolor é realizado sob anestesia e dura várias dezenas de minutos. O último dos métodos comumente usados ​​é o peeling ácido. Neste caso, são usadas preparações especiais com o teor adequado de ácido salicílico, que faz com que a verruga descasque e caia regularmente, camada por camada.

Combater verrugas – preparações auxiliares

Escolher o tipo certo de terapia de verrugas virais é extremamente importante. Isso realmente afeta a duração do tratamento, seu curso exato, bem como o efeito final. No entanto, é igualmente importante escolher de forma consciente e cuidadosa os adjuvantes adequados, que podem ter um efeito positivo no tratamento, acelerando-o significativamente e melhorando os resultados alcançados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × três =