Adesivos: como criar embalagens personalizadas?

Quem não gosta de receber uma surpresa em uma embalagem bonita? Uma embalagem pode despertar o desejo e a curiosidade, assim como influenciar positivamente toda a experiência de uma pessoa com determinada marca ou produto.

Neste contexto, a utilização de adesivos personalizados pode ser uma solução econômica e inteligente para gerar esta conexão com o público.

O papel da embalagem para os consumidores

embalagens personalizadas
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Antes de explicarmos como os adesivos podem ser usados para criar embalagens personalizadas, é importante entender qual o papel da embalagem para os diferentes públicos.

Um estudo desenvolvido pela Sealed Air (apenas com o público norte-americano), revelou a percepção dos consumidores sobre as embalagens utilizadas pelo e-commerce de marcas que vendem direto para o consumidor, sistema conhecido como D2C (Direct to Consumer).

Vamos aos principais insights:

  • 2/3 dos compradores de e-commerce acessam QR codes para ofertas especiais e cupons.
  • 75% a 90% dos respondentes disseram que o espaço da embalagem deve ser preenchido com o produto pedido.
  • 80% esperam que produtos que não são frágeis, como roupas, sejam entregues em embalagens flexíveis como envelopes de proteção.

Mas isso significa que os clientes não se importam em receber a sua compra realizada pelo e-commerce em “embalagens bonitas”? Depende de quem é o seu público.

Por exemplo, 49% dos compradores online com idade entre 18 e 29 anos afirmaram que ficam mais animados ao receber suas compras em embalagens com a marca do produto ou pacotes que se assemelham a um presente.

Mas esse percentual vai caindo de acordo com a faixa etária analisada:

  • 30 a 44 anos: 37%;
  • 45 a 60 anos: de 29%
  • mais de 60 anos: 15%.


Será que há um meio-termo para as empresas de e-commerce adotarem? Sim, uma sugestão é apostar em envelopes personalizados. Eles ajudam construir o reconhecimento da marca e a criar uma experiência positiva de unboxing para o consumidor. E como personalizar essas embalagens? Os adesivos podem ser uma alternativa inteligente e econômica.

O poder dos adesivos para a diferenciação das embalagens

É importante lembrar que a primeira impressão é a que fica. Por isso, personalizar a embalagem dos seus produtos por meio de adesivos pode trazer impactos positivos na percepção do consumidor em relação à sua marca.

Assim, os adesivos personalizados podem ser utilizados, de maneira estratégica, para despertar atenção do potencial cliente e se diferenciar em relação à concorrência.

Porém, a estratégia de investir em adesivos personalizados para agregar valor ao produto precisa estar integrada a um planejamento de marketing mais amplo, no qual fica claro quais são os principais diferenciais da marca. O uso de adesivos personalizados não melhora apenas a imagem do produto em si, mas a da marca como um todo.

O impacto dos adesivos para as vendas

Obviamente que esse investimento da criação de adesivos, desde que esteja integrado a uma estratégia de Marketing, trará impactos positivos para o negócio como um todo. Ou seja, aumentará as vendas e, consequentemente, o lucro da empresa.

Como os adesivos contribuem para um melhor posicionamento da marca? O posicionamento de marca precisa se materializar em adesivos personalizados que transmitam uma mensagem para os consumidores e contribuam para uma experiência de consumo positiva. E planejar o uso dos adesivos não significa apenas pensar nas cores.

Os adesivos nas embalagens precisam fazer parte da experiência de compra. Assim, também é necessário pensar no material que será utilizado, assim como a qualidade da impressão do adesivo, para que estejam em harmonia com o posicionamento da marca.

Desta forma, os adesivos personalizados podem cumprir três funções:

Na prática, muitas empresas, por não terem estratégias bem definidas de branding, os seus adesivos acabam cumprindo apenas as duas primeiras funções. E qual o problema disso? Perder uma grande oportunidade de utilizar os adesivos e as embalagens de maneira muito mais estratégica e, com isso, gerar aumento das vendas, aumento da receita e, obviamente, um crescimento dos lucros.

Por isso, é importante criar adesivos para as embalagens que tragam conexão com seu público e despertem o desejo de consumir.

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