Chá calmante para dormir: conheça 9 opções para melhorar o sono

Chegou a hora de ir pra cama após um dia corrido e um chá calmante para dormir seria a solução ideal ao deitar e fazer a mente parar de “rodar”, não é mesmo?

Isso porque, os problemas do cotidiano agitado fazem com que a mente não “desligue” e, nesse momento, aquele tão esperado sono não dá nem sinal de chegar.

Isso faz com que outra preocupação interna surja na mente: “preciso dormir para acordar cedo no dia seguinte, e agora?”

A resposta está na natureza!

Escolher a erva ideal para fazer um chá calmante para dormir pode ser a melhor forma de ter uma noite de sono revigorante.

Isso sem ter que ficar refém de medicamentos alopáticos e ainda poder descansar juntamente com aquele cheirinho relaxante de incenso artesanal.

Veja abaixo as melhores ervas para fazer seu chá calmante para dormir bem e ter mais produtividade no dia seguinte.

1. Chá calmante para dormir: camomila

Um dos chás mais conhecidos para quem deseja relaxar, mandar a tensão e a ansiedade embora é o chá de camomila (Matricaria chamomilla).

Por ser uma erva que contém terpenóides e flavonóides relaxantes, o chá de camomila é um ótimo chá calmante para dormir.

A camomila não é somente um excelente chá calmante para dormir, ela também é uma das plantas medicinais mais usadas no Brasil.

Isso porque, a erva possui efeitos benéficos em inúmeras patologias. Como a rinite alérgica, inflamação, distúrbios intestinais e menstruais, úlceras, reumatismo, entre outros.

2. Chá de raiz valeriana

O chá de raiz valeriana não é daqueles que tem o melhor gostinho, mas com certeza quando o assunto é chá calmante para dormir, ele é um dos melhores.

A valeriana (Valeriana officinalis) é uma erva medicinal usada desde os tempos dos antigos gregos e romanos na forma de chá calmante para dormir.

Segundo a medicina tradicional chinesa, a valeriana (jie cao) é uma erva com capacidades revigorantes sobre o fígado, coração e o baço. Além disso, fazendo circular a energia Qi (Ch’i) e acalmando a mente.

3. Chá de lavanda

Feito a partir dos botões roxos da lavanda (Lavandula angustifolia), o chá de lavanda é usado como um excelente chá calmante para dormir.

Além de ser uma erva calmante, existem também outras propriedades que a erva oferece, como o alívio de cólicas menstruais, assim como a melhora da pele e do humor.

4. Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta muito usada como chá calmante para dormir, isso porque é de fácil cultivo e muitas pessoas têm a planta em seus quintais.

A planta é rica em fenóis e flavonoides que possuem propriedades calmantes, sedativas, antioxidantes e antiinflamatórias.

Isso faz com que a erva-cidreira seja muito mais que somente um chá calmante para dormir.

Mas sim uma erva medicinal excelente para auxiliar em muitos problemas de saúde devido ao seu poder antioxidante e antiinflamatório.

5. Chá de capim-limão

O capim-limão (Cymbopogon citratus) é popularmente conhecido por outros nomes como capim-santo, capim-cidreira ou capim-cheiroso. Essa é uma erva que possui propriedades muito interessantes.

Isso porque, ela é rica em compostos bioativos como citral, limoneno e geraniol. Que possuem ação antioxidante, ajudando a prevenir câncer, hipertensão e gastrite.

Devido às propriedades sedativas e relaxantes do citral em sua composição, a erva capim-limão também é uma ótima opção de chá calmante para dormir.

6. Chá de maracujá

O maracujá é um fruto originário das espécies de Passiflora, muito conhecido pelos seus efeitos sedativos e suas propriedades nutricionais.

O chá de maracujá é um dos calmantes naturais mais eficientes para tratar a ansiedade e o nervosismo.

Isso porque, o chá de maracujá tem propriedades sedativas, hipnóticas e antiespasmódicas. Usado também como emplastro na cabeça para o alívio de dores.

Isso torna o chá de maracujá a primeira opção de chá calmante para dormir com foco  no tratamento da insônia originada pela ansiedade.

7. Chá verde

O Chá verde (Camellia sinensis) já é bastante conhecido por quem usa a planta pela sua função termogênica, estimulante e emagrecedora.

Entretanto, o chá verde possui um composto bioativo chamado l-teanina que reduz a percepção dos estímulos estressores.

Isso porque, a l-teanina aumenta as concentrações de dopamina e serotonina no cérebro, neurotransmissores ligados ao prazer, saciedade e bem-estar.

Isso faz do chá verde uma das opções de chá calmante para dormir. Mas cuidado com o excesso, já que o chá verde possui cafeína em sua composição.

8. Chá de casca de magnólia

A magnólia (Magnolia officinalis) é uma planta bastante utilizada na medicina tradicional chinesa para tratar diversos problemas mentais, como a depressão.

Existem diversos estudos recentes e outros em andamento com a magnólia. Afinal, a planta possui um composto bioativo bastante promissor no tratamento de problemas relacionados ao cortisol.

O efeito terapêutico da planta se dá pela presença do honokiol que é encontrado na casca, do caule e nas flores da magnólia.

O honokiol tem a capacidade de aumentar os receptores GABA no cérebro, inibindo a excitação neuronal e induzindo a sonolência e ao relaxamento.

9. Chá de Mulungu

O mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta medicinal muito usada no Brasil como um excelente chá calmante para dormir, relaxar e tranquilizar a mente.

A erva é muito versátil e possui muitas propriedades medicinais para tratar ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Ao mesmo tempo, é usada para tratar epilepsia, hipertensão, enxaqueca e febre.

Conclusão

Existe, atualmente, uma variedade muito ampla de chás calmante para dormir e auxiliar no tratamento da insônia. Assim como problemas emocionais e psicológicos.

Além disso, quando um chá calmante para dormir é consumido, ele está beneficiando diversos outros processos fisiológicos no organismo.

Isso faz com que se mantenha a saúde e a resiliência de forma natural, auxiliando na longevidade e na prevenção de doenças causadas pelo estresse.A natureza possui uma riqueza inestimável e nela é possível encontrar o tratamento ou a cura para quase todos os nossos problemas cotidianos.

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