Dicas para escolher um advogado penal

A escolha de um advogado penal pode ser mais complexa do que parece. Visto que existem centenas de especialistas neste ramo do direito, é necessário seguir todas as dicas recebidas para a escolha do profissional, tendo em vista a contratação de um que lhe ofereça melhores garantias.

O que faz um advogado penal?

O Direito Penal é o ramo responsável pelo poder punitivo das ações e comportamentos da sociedade considerados graves ao meio em que vivem. A atuação do direito criminal envolve a violação das leis por pessoas físicas e jurídicas.

Tendo como objetivo a proteção de bens jurídicos fundamentais, como a vida,

liberdade e propriedade, o direito penal também têm segmento na garantia dos

direitos da pessoa humana. Além disso, se baseia em fontes formais e imediatas, como Código Penal, Código de Processo Penal e legislação penal complementar.

O advogado penal, também chamado de advogado criminalista, está presente nos tribunais, realiza visitas aos clientes em penitenciárias, se apresenta em delegacias e têm sua atuação em escritório. Seu papel é orientar o

cliente ao longo do processo penal e buscar impedir abusos de legalidades.

A carreira jurídica no direito penal possibilita o profissional atuar em uma área bem ampla, possibilitando a escolha de diversas opções para exercer sua profissão, como:

– Advogado particular;

– Delegado;

– Defensor público;

– Juiz Criminal;

– Promotor de Justiça;

Dicas para escolher um advogado penal

– Tratamento direto ao cliente

O bom advogado penal se interessa pela situação enfrentada pelo cliente, ouve o caso com empatia e atenção, estuda e apresenta a ele a melhor solução possível. Além disso, não se curva diante de uma situação de urgência, independente do dia, horário e momento. O profissional está sempre disposto a auxiliar o cliente.

– Profissional experiente

A experiência de um advogado penal é a melhor garantia para o recebimento de um bom serviço. Receber uma defesa não adequada pode prejudicar o final da sentença e os interesses do cliente, resultando em uma penalidade alta. Existem muitos especialistas em direito penal, com bastante conhecimento em legislação… Porém, não possuem experiência para exercer esse conhecimento de uma maneira benéfica ao cliente.

– Procure um advogado que lhe mostre garantias no processo judicial

Pelo fato do Direito Penal ser muito amplo, os melhores advogados criminalistas procuram se especializar em diversas áreas relacionadas com o ramo, tendo como objetivo se tornar o melhor profissional em determinados casos.

– Sucesso

Na fase de pesquisa, antes mesmo da contratação, é de extrema importância buscar referências sobre o advogado penal escolhido, procurando saber com antigos clientes se o profissional é competente e de grandes resultados. Isso é tão importante quanto a experiência, visto que, se os casos do profissional foram bem-sucedidos, seu trabalho foi feito com excelência.

– Acessibilidade

É extremamente importante que o advogado penal possa prestar seus serviços a qualquer hora do dia ou da noite. Crimes penais podem acontecer a qualquer momento, por isso é recomendado pesquisar escritórios de advocacia que ofereçam cobertura 24 horas por dia.

– Proximidade

Ter fácil acesso ao advogado criminalista escolhido é importante e traz tranquilidade para o cliente. No sistema jurídico, geralmente é mais conveniente que o advogado tenha proximidade física com o processo do que com o cliente. Mas, em ações onde a competência vem de uma comarca diferente da do autor ou réu, a melhor opção é buscar um advogado daquela localidade. Um escritório local será mais habituado com o acesso frequente aos tribunais.

– Escolha um advogado empático

O melhor advogado penal é aquele que você confia. E essa confiança é construída com empatia e afinidade. O profissional deve lhe trazer uma

conexão empática, pois principalmente na área penal, há muitos sentimentos

envolvidos, tanto da família, quanto do cliente. Para isso o advogado terá que procurar um equilíbrio, não perdendo a relação profissional no caso.

Quando contratar um advogado criminalista?

A necessidade de pesquisar um advogado penal para a contratação aparece no momento em que alguma pessoa, amigo ou familiar for acusada por praticar algum ato fora da lei, que viola as regras de sociedade e, com isso, surgem penalizações para o indivíduo. A presença do profissional será indispensável na defesa da causa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + um =